Austin-Healey Sprite «Frogeye» Mk.I

32,500€

Marca: Austin-Healey
Modelo: Sprite «Frogeye» Mk.I
Ano: 1958
Motor: 948 cc
Potência: 45
Transmissão: Manual
Combustível: Gasolina
Categoria: Clássicos
Portas: 2
Lugares: 2
Cor: Vermelho

O Austin-Healey Sprite é um pequeno roadster desportivo que foi produzido no Reino Unido entre 1958 e 1971.

O Sprite foi anunciado à imprensa em Monte Carlo pela «British Motor Corporation» a 20 de maio de 1958, dois dias após o Grande Prémio do Mónaco. A intenção era ser um modelo de baixo custo e que sucederia às versões desportivas do Austin Seven do pré-guerra. O Sprite foi projectado pela «Donald Healey Motor Company», e produzido na fábrica MG em Abingdon.

Foi colocado à venda na época por 669£. Usava um motor Austin «A-Series» e muitos componentes de carros existentes na gama BMC.

O Sprite rapidamente se tornou carinhosamente conhecido como «frogeye» no Reino Unido e «bugeye» nos EUA, devido aos faróis montados no topo do capô. Os projetistas do carro pretendiam inicialmente que os faróis pudessem ser «fechados» quando não estivessem em uso, com um sistema escamoteavel, mas devido a redução de custos feita pela BMC o sistema foi excluído do projecto final, sendo os faróis simplesmente fixos, dando ao carro o que viria ser a sua característica mais distinta.

Este Austin-Healey Sprite «Frogeye» Mk.I de 1958 foi alvo de restauro total documentado e está em excelente estado. Viatura certificada pelo CPAA e Museu do Caramulo.

  • Bancos em pele
  • Capota de lona
  • Pneu de socorro
  • Volante em Madeira
Back to top