O nome Corolla por si só pode despertar pouco entusiasmo. Concebido para ser um automóvel familiar e fiável em 1966 tem cumprido, até aos nossos dias, essa missão com notável distinção!
Contudo se juntarmos a nomenclatura “GT Twin Cam’ ao nome Corolla a coisa muda de figura. Frequentemente designado de AE86, a sua popularidade atravessa gerações, já que há 40 anos era um carro de ralis muito popular e há cerca de 20 anos voltou à ribalta muito…
O nome Corolla por si só pode despertar pouco entusiasmo. Concebido para ser um automóvel familiar e fiável em 1966 tem cumprido, até aos nossos dias, essa missão com notável distinção!
Contudo se juntarmos a nomenclatura “GT Twin Cam’ ao nome Corolla a coisa muda de figura. Frequentemente designado de AE86, a sua popularidade atravessa gerações, já que há 40 anos era um carro de ralis muito popular e há cerca de 20 anos voltou à ribalta muito por culpa do fenómeno Drift e Initial D.
A verdade é que a popularidade deste desportivo japonês é mais do que merecida. Apesar de não ser um colosso em potência e performance é um excelente brinquedo a que muitos chamaram ‘escola de condução’. Com apenas 975 kg, tracção traseira e um chassis antiquado mas divertido, o AE86 sempre foi um excelente ponto de partida para quem queria aprender o comportamento dinâmico de um RWD puro.
O motor 4AGE de 4 cilindros em linha e dupla árvore de cames era prodigioso nos anos 80 – sempre a querer subir de rotação e com uma sonoridade viciante! Com 125 Cv e 140 Nm, despacha os 100 km/h em cerca de 8 segundos. Números pouco expressivos para 2024 mas muito interessantes em 1986.
Este Corolla GT Twincam foi vendido novo em Portugal, tem somente 91,000 km e foi recentemente alvo de um restauro documentado sem olhar a custos. A carroçaria foi toda despida de componentes e pintada na cor original.
O motor foi também ele reconstruído e beneficia agora de um escape completo em titânio da japonesa Tomei. O chassis também foi alvo de melhorias significativas. Todos os triângulos, suportes e charriot foram lacados de preto e a suspensão é agora assinada pela aclamada BC Racing – com coilovers ajustáveis em altura e rigidez e ajuste de camber. O eixo dianteiro beneficia ainda de bombas Wilwood de 4 pistons.
O remate final é feito pelas jantes Watanabe genuínas ‘vestidas’ com pneus Hankook novos. A suspensão original, as jantes ATS originais e muitos outros componentes extra serão entregues no acto da venda.
Sobre nós
Chamada rede móvel nacional
Chamada rede móvel nacional
Chamada rede fixa nacional
internacional@fsautomoveis.com
LIVRO DE RECLAMAÇÕES · CONFLITOS DE CONSUMO · POLITICA DE PRIVACIDADE