Rover 820 Si

7,500€

Marca: Rover
Modelo: 820
Ano: 1987
Motor: 2.0 l
Potência: 140
Transmissão: Manual
Combustível: Gasolina
Categoria: Clássicos
Km: 8600
Portas: 4
Lugares: 5
Cor: Cinzento

O primeiro produto da aliança British Leyland-Honda foi o Triumph Acclaim, e logo após seu lançamento, as duas empresas mapearam uma estratégia básica para futuros projetos colaborativos.

Foram inicialmente feitos planos para a produção de um carro de tamanho médio, mas foram abandonados uma vez que a British Leyland já tinha o Austin Maestro e Austin Montego muito perto de entrar em produção. No entanto, tanto a British Leyland como a Honda tinham uma necessidade urgente de produzir um grande executivo. A British Leyland tinha que planear um substituto para o bem-sucedido Rover SD1, enquanto a Honda fazia intenção de marcar presença no lucrativo mercado norte-americano, algo que não seria possível a menos que pudessem oferecer um sedan de luxo (o Honda Accord era na época o maior modelo da Honda), para competir com outros executivos de luxo Japoneses da Toyota e da Datsun/Nissan.

O desenvolvimento conjunto do carro começou em 1981 sob a designação «XX». A versão correspondente da Honda era conhecida como Honda Legend e recebeu o designação «HX».

O trabalho de desenvolvimento foi realizado na fábrica da Rover em Cowley e no centro de desenvolvimento da Honda em Tochigi. Ambos os carros compartilhavam a mesma plataforma, mas cada um tinha sua própria carroceria e interior.

Para este projecto, a Honda forneceria o motor V6 a gasolina, as caixas de velociadades (automática e manual) e o chassis/plataforma, enquanto a British Leyland forneceria o motor de 4 cilindros a gasolina e a maioria dos componentes elétricos.

Foi ainda acordado que o Honda Legend a ser vendido para o mercado britânico também seria construído em Cowley, enquanto o Acura Legend, para o mercado norte-americano, seria construído no Japão.

As versões de 2 litros do Rover 800 (820, 820 e, 820 i e 820 Si) usavam o motor atmosférico de 1994cc e 16 válvulas, desenvolvido pela British Leyland, que recebeu a designação «M-Series».

O 800 foi finalmente lançado em 10 de julho de 1986, ocupando o lugar do decenal Rover SD1, tornando-se um modelo fundamental para a frota de carros do governo britânico ao longo da sua vida, seguindo a tradição de usar modelos britânicos Rover e Jaguar. O Rover 800 foi usado em grande escala pela maioria das forças policiais Britânicas.

Este Rover 820 Si 1987 foi vendido em Portugal pelo concessionário oficial da Austin-Rover no Porto.

Com apenas um proprietário desde novo e teve muito pouco uso, foi sempre guardado em garagem e muito bem estimado.

Com apenas 8.600 quilómetros, pintura original, pneus Michelin originais, todos os manuais e livros de serviço originais e a factura original de venda datada de 1987, conduzir este Rover 820 Si é como viajar no tempo.

Uma peça de colecionador em excelente estado!

  • Ar condicionado
  • Encostos de cabeça traseiros
  • Jantes de Liga-Leve
  • Tecto de Abrir Manual
  • Vidros Eléc. Dianteiros e Traseiros
Back to top